Frases-de-recomeço-Frases-fofas-de-recomeçoPor Camila Rego Vieira.


Na Bíblia encontramos homens e mulheres de muito caráter e outros nem sempre tão bem intencionados; guerras vencidas e vitórias alcançadas pelo poder da fé. Alguns episódios são sempre mais lembrados e comentados, outros nem tanto. Mas a bíblia não é um livro qualquer, é a palavra do Senhor que nos foi revelada. É perfeita e atemporal, Nenhum outro livro jamais teve tantas edições e traduções em idiomas diferentes. Em alguns aspectos ela se parece com outros livros que temos nas nossas estantes, mas muito melhor do que eles só ela pode, assim como um mapa, nos orientar na jornada da vida rumo ao Céu.

Um personagem dela em particular  vem intrigando-me, seu nome é Jonas. Ele era um homem real e simples, em seu lugar talvez eu tivesse tomado muitas atitudes iguais as que ele tomou. Ele ouviu a ordem do Senhor e fugiu! Ele temia os ninivitas, não encontrava a coragem dentro de si nem conseguia confiar plenamente que Deus iria garantir a sua proteção quando ouviu os planos do Senhor em sua vida.

Jonas foi na direção contrária do que lhe havia sido ordenado, para cada ação que tomamos existe uma consequência. Um princípio básico da física. Mas Deus tinha um plano que ia muito mais além do que ensinar o filhinho fujão, Ele queria salvar a vida de mães, filhos e pais de família… Os ninivitas não eram conhecidos por sua cordialidade ou gentileza, a Bíblia diz que eles eram cruéis! Consideravam os israelitas seus inimigos e não exitavam em matar sem piedade, Jonas não queria ter de enfrentá-los.

Não há lugar no universo em que possamos nos esconder dos olhos do Senhor, Ele é onisciente, onipotente e onipresente. Mesmo em um convés de navio em mar aberto Ele viu seu escolhido e não tardou em começar a agir. Jonas sabia que o que estava fazendo era errado, mas agora ele já tinha tomado sua decisão, ele seguiria para Társis. Admitir um erro pode ser embaraçoso e dolorido para o ego… Mas em meio a tempestade, enquanto o navio ameaçava naufragar entregar-se e render-se diante da magnificência do Senhor é o único jeito de recomeçar da meneira certa.

Lançado ao mar, vulnerável e sem ninguém Jonas foi salvo de uma maneira inimaginável: Engolido por um peixe. Deus é muito criativo em suas formas de trabalhar. Quem conhece a mente desse Deus? E ali, dentro do peixe orou ao Senhor admitindo suas fraquezas, confessando seus pecados e enganos. No estômago daquele peixe ele fez uma das mais belas orações (Jonas capítulo 2), Entregando a Deus verdadeira adoração e louvor. Não importa quão graves podem ter sido os seus erros, Ele quer te perdoar e ajudar você a redirecionar a sua vida. Colocar em sua boca uma nova canção.

Finalmente, Jonas entregou a mensagem de arrependimento a Nínive. Ele ouviu e obedeceu a voz do Senhor. Os ninivitas pediram perdão ao Senhor por seus pecados e Ele, sempre pronto a perdoar os corações arrependidos, o concedeu. Jonas muito aborrecido orou a Deus pois não entendia a razão da repentina mudaça de ideia. Afinal, amar quem nos fez mal não é a tarefa mais fácil do mundo. Capaz de amar uma plantinha que lhe deu sombra em dias ensolarados, O enviado do Senhor tinha dificuldades em entender o Amor do Pai por tão maus moradores.

Jonas, um homem comum que por aprender a ouvir a voz do Senhor e obedecê-lo, além de ganhar um capítulo no livro mais importante escrito na história da humanidade aprendeu uma bela lição: O amor e a misericórdia do Senhor são infindáveis, assim como a sua justiça. Ele está sempre pronto a mudar o curso da nossa história, só espera que estejamos dispostos e preparados para tal mudança. Ele te ama, Ele me ama! É fonte inesgotável de Amor.. E você? Está disposto a entregar-se, confessar-se e aprender uma nova lição a cada dia com o Mestre dos Mestres? :-D