INTRODUÇÃO. Corrupção – palavra que mais vem aparecendo ultimamente em noticiários por todo o mundo, e trazendo o foco para perto de nós, tem sido uma constante, no nosso país. Mas a corrupção que vem ocorrendo não é de uma única característica, mas em várias esferas da sociedade há diversas formas desse tão grande mal que tanto tem perturbado, incomodado a todos nós que desejamos o bem comum. Esta lição trata desse assunto com base bíblica. Está introduzido o assunto na expressão: “tempos trabalhosos” v. 1 de II Tim. cap. 3., e isto é sinal dos tempos, pois ainda nessa passagem diz que esses tempos seriam nos últimos dias.

I. OS TEMPOS TRABALHOSOS. Paulo profetiza, pelo Espírito Santo que as coisas se tornarão piores à medida que o fim se aproximar. Os últimos dias serão assinalados por um aumento cada vez maior de iniquidade no mundo, um colapso aos padrões morais e a multiplicação de falsos crentes e falsas igrejas dentro do reino de Deus. Nestes tempos, observe que vem no plural essa expressão, por  tratar-se, provavelmente, de vária fases, e isto referindo-se a igreja, que constantemente sofre vários ataques externos e infelizmente também, internos. Os homens amantes de si mesmos, prepotentes, que cuidam mais de seus próprios interesses do que dos interesses  de Deus e de sua igreja. Nunca houve uma época como a da presente era, em que os que deveriam ensinar e viver o que ensinam, preferem colocar fardos pesados para os outros carregarem, mas eles mesmos sequer carregam um grama desse fardo. Paulo com muita razão traça um perfil desses falsos líderes com os seguintes adjetivos: avarentos, blasfemos, profanos e sem afeto natural, desobedientes a pais e mães, irreconciliáveis, caluniadores…!

II. PAULO, UM EXEMPLO DE OBREIRO EM TEMPOS DIFÍCEIS. Só quem tem exemplo de vida pode ensinar os demais  a terem  comportamento correto em todos os aspectos, assim era o apóstolo Paulo. Pregar não é suficiente, é necessário que o que prega viva o que prega. Estamos vivendo em um tempo de muitas  e calorosas pregações, porém com ausência de prática, então o que “fazem” tem falado mais alto do que o que dizem, assim a credibilidade dos que assim agem é pequena ou nula. Paulo discorre nesse trecho da carta sobre vários e atuais assuntos: a lealdade aos padrões justos de vida, a não ceder às inúmeras vozes que apelam ao crente a conformar-se com o mundo e deixar de lado a verdade bíblica, dizendo ele que, todos os que querem viver piamente, padecerão perseguições, II Tm. 3.12.

III. ENSINO DA PALAVRA DE DEUS EM TEMPOS DIFÍCEIS. Estudar a bíblia é necessário para o nosso crescimento espiritual, é o único livro de que precisamos para tomarmos conhecimento das verdades fundamentais de como conhecer a Deus e andar com Ele. Ela foi inspirada pelo Criador do universo para nos guiar por toda a vida enquanto por aqui passarmos. Se lermos a palavra de Deus e nela meditarmos, seremos moldados no ser humano que Deus quer que sejamos. A palavra de Deus é proveitosa para nos redarguir ou advertir quando estamos andando na direção errada. A necessidade de líderes que se preocupem com o estudo e ensino das escrituras nos dias atuais é grande. Todos na igreja devem amar, ensinar e proteger as escrituras como um tesouro, tendo-as como a única verdade de Deus para um mundo perdido e moribundo. As escrituras nos ajudam a combater às oposições que vêm surgido quanto mais nos aproximamos da volta de Jesus. Há um espírito de incredulidade que vem tentando convencer as pessoas a praticarem aquilo que a bíblia diz que não é da vontade de Deus. Fiquemos atentos ,pois leis injustas estão sendo criadas para por em prática os planos de Satanás para exterminar o Cristianismo da face da terra.

CONCLUINDO. Retomando o tema da aula, vamos nos dedicar cada vez mais à vida espiritual, pois as pessoas que se deixam envolver por tantos cuidados dessa vida, correm o risco de não perceber e se envolverem na prática da corrupção, sob um manto aparentemente “inofensivo”, o senso comum: “todos fazem assim”, só você vai fazer diferente? Leia a bíblia, ore constantemente, não cesse, o Senhor te dará proteção.

BIBLIOGRAFIA:

BÍBLIA DE ESTUDO PENTECOSTAL, CPAD;

BÍBLIA DE ESTUDO NOVO VIVER, FECOMEX.