Por Camila Rego Vieira.

Hoje eu quero falar sobre um tema bem famoso: O Amor. A palavra mais pesquisada no Google, que está no top 3 desejos de ano novo todos os anos, pessoas passam a vida inteira procurando e muitos morrem sem encontrar.

Mas se é tão famoso, por que é tão complexo defini-lo? Para Aristóteles era uma grave doença mental, pra Camões um antagonismo eterno, Para Adorno é saber ver a semelhança na dissemelhança, Já o Aurélio também tem tem uma definição, mas ela me parece superficial pois afinal existem tantas facetas… O amor é química, é biologia, física, sociologia ou metafísica?

De verdade, eu sei lá!Mas para essa simples, comum e inexperiente na vida garota de dezoito anos o amor pode ser descrito em uma só palavra: Deus. Olhe para dentro de você agora, sinceramente, consegue ver seus defeitos, falhas, qualidades, talentos e imperfeições? Só existe um alguém que possui uma visão mais completa que essa, e Ele é a definição mais pura de Amor.

   A nossa vida é um trem que segue viagem. Em cada estação pessoas e coisas chegam, pessoas e coisas vão embora… Algumas ficam tão pouco tempo! Mas outras estão a tanto tempo que vocÊ nem lembra mais em qual estação elas entraram na sua vida.E esse trem tem um maquinista bem experiente, só Ele conhece o destino final da viagem, cada pecinha do trem, o caminho feito pelos trilhos e seus obstáculos.

Nessas condições, Ele é quem deve guiar o trem, pois só Ele possui tal capacidade. Se qualquer outro passageiro tentar assumir a direção, o mais provável é um descarrilhamento. Nem sempre o maquinista age de maneira que possamos compreender, achamos tão esquisito… Ele puxa o freio e podemos até sentir as faíscas saindo das rodas. Porém, como seguir sozinhos se Ele é o caminho a verdade e a vida?!

Aí está a beleza, o que torna o Amor tão especial e divino. Amar não é dizer sempre sim, o Amor não é libertino. Amar é fazer algo mesmo que doa em você, sabendo que o outro pode não entender ou reconhcer, porque você sabe que é o certo a se fazer. Amar é se sacrificar, estar em constante aprendizado, saber renunciar, não desistir de alguém mesmo que ele mereça.

10410523_10202743889173981_3588459032184813684_nEntende agora porque o nosso Senhor é a perfeita definição de Amor? Ele entregou o único filho que Ele tanto amava pra morrer! Já imaginou saber que seu filho agoniza, que Ele sofre uma cruel tortura que levará a sua morte e não reagir? Isso é sacrifício. Jesus poderia ter dito uma só palavra e sairia daquela cruz, mas Ele renunciou a própria vida em nosso favor. Ele poderia ter desistido, mas foi até o fim.

E apesar da grandiosidade desse feito, Ele não torna obrigatória a retribuição. Mais uma faceta do Amor: Ele liberta. Você não precisa ser perfeito, só precisa entregar-se inteiramente e voluntariamente que Ele te cobrirá com tanta graça, tanto amor e carinho que você sentirá seu coração tão leve e preenchido como um balão.

Isso não é só um apelo para algum filho pródigo, é também um lembrete pra você que já frequenta a Igreja. Sentar nas cadeiras da igreja regularmente não te faz um cristão, assim como contribuir regularmente ou cantar nos grupos de louvor também não. Ser cristão é ter fé no maquinista, amá-lo com todo o seu coração. Não deixar nada nem niguém assumir a direção do trem que é dEle por mérito pois só Ele conhece o caminho.

Hoje, nas minhas orações, além das intercessões por familiares, amigos, irmãos em cristo e missões eu só peço a Deus uma coisa: que Ele me ensine a amá-lo do jeito que ele me ama, porque eu nunca conheci ou senti algo tão sublime na minha vida quanto o abraço de Amor do nosso Mestre.